Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





A Campanha 2015


Menos pressão, mais vida

O QUE É HIPERTENSÃO OU PRESSÃO ALTA?

É quando a pressão que o sangue exerce sobre as artérias do seu organismo está alta. Muita gente tem pressão alta durante anos e não percebe porque a doença não causa sintomas, ou seja, você pode ter hipertensão e não sentir nada. Porém, se ficar sem tratamento, a doença pode trazer consequências muito ruins ao seu organismo.

QUAL O PROBLEMA DE TER A PRESSÃO ALTA?

A pressão alta ataca os vasos que se tornam endurecidos e estreitados. Com o passar dos anos, os vasos podem entupir ou romper. Quando isto acontece no coração, pode causar infarto; no cérebro, pode causar o derrame ou a demência precoce. Além disso, a pressão alta pode levar à paralisação dos rins. No mundo, 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta.

COMO EU SEI SE TENHO HIPERTENSÃO?

Você precisa conhecer sua pressão! A única forma de saber se sua pressão está normal ou alta é medi-la. Assim, sempre que for ao médico, ao posto de saúde ou participar de campanhas de saúde, meça sua pressão arterial. Você também pode medir sua pressão arterial em casa, mas procure orientação de como fazer isso de forma correta e use aparelhos com certificação.

QUANDO OS VALORES DE PRESSÃO ESTÃO NORMAIS OU ALTOS?

Nas crianças, existem valores específicos de acordo com o sexo, a idade e a altura da criança. O pediatra pode fazer uma avaliação precisa. No adulto, usa-se a tabela colorida deste folheto, mas a medida da pressão precisa ser feita em condições adequadas e confirmada para se fazer o diagnóstico. Assim, se você medir e encontrar um valor de pressão alterado, procure o médico ou o posto de saúde para um diagnóstico correto.



Embaixadores da Campanha 2015

Sabrina Sato


Material da Campanha

Faça o dowload do material da campanha 2015


Folder Campanha

A Campanha 2016

Prazer da superação

A Campanha 2015

Menos pressão, mais vida

Voltar


Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.