Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





Vida Saudável - Atualidades




A Descoberta

Psicóloga: Profa. Dra. Luciana Ferreira Angelo


Sim!!! Foi em um dia normal, daqueles que você não esperava nada e, de repente, em um encontro agradável com aquele médico que já tratava de você há uns bons anos, você descobre que tem Hipertensão Arterial.

Mas o que é isso? Impossível!!! Logo EU, que me alimento bem, comendo um pouco de tudo e usando os temperos naturais e o sal branco... Logo EU, que me arrisco pouco e não ando correndo pelas ruas... E EU, que procuro não me irritar com as situações do dia-a-dia e engulo algumas coisas para evitar briga... Logo EU? Pois é, logo eu que procuro maneiras de viver uma vida saudável.

A primeira pergunta é o que é ser saudável? O que hoje se entende por saúde? Além do meu corpo que recebe influência genética e apresenta meu desempenho nos processos vitais; o meio ambiente em que vivo, de forma intensa nas relações com o território que habito e com as pessoas que vivem e convivem comigo; o estilo de vida que levo quando tomo decisões, quando escolho as minhas atividades de lazer, o tipo de trabalho que realizo e meus vícios; e a forma como cuido da minha saúde, que serviços de assistência utilizo e a periodicidade, são fatores que acredito que respondam se sou ou não saudável.

Mas que complexo!!! Então, não devo achar que só por não ter nenhum tipo de doença, eu tenha saúde. Que descoberta... Posso não perceber meu organismo mais frágil e propenso a influências que, talvez eu não tenha conhecimento, e por isso, precise me aprimorar.

De fato, o estilo de vida que levo revela meu modo de ser, meus hábitos e meus gostos. Revela minha cultura, meu modo de pensar e de encarar a vida. Descubro que sou um ser que tem relação com a minha existência e com o ambiente em que vivo. Tenho responsabilidade sobre minhas ações e suas consequências. Penso, logo existo, insisto e vivo!

A descoberta de algo que não esperava muitas vezes incentiva outras formas de enxergar a vida. Segundo Galileu Galilei “todas as verdades são fáceis de perceber, depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las”.

E já que descubro que existe uma alteração em meus níveis de pressão, lembro que nem todos os dias são chuvosos ou ensolarados, pois as mudanças de tempo nos avisam sobre as necessidades do ambiente e mudanças de pressão arterial nos avisam sobre a necessidade de nos perceber em nossos hábitos, atitudes, relações, cuidados e como organismos vivos, que têm movimento e que pulsam frente à vida cotidiana.

Sim, que venham as novidades: o movimento, novos paladares, novas formas de pensar e agir, que se apresente uma nova forma de viver, pois sou ser humano e a riqueza em mim está em enfrentar as adversidades e os desafios descobertos!!!




Veja também:






Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.