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Estudo recente sugere que a ingestão de laticínios com baixo teor de gordura auxilia no controle da pressão arterial


O consumo de laticínios, como parte de um padrão alimentar saudável, pode ser benéfico no controle da pressão arterial e na prevenção da hipertensão, de acordo com estudo publicado em setembro de 2015 na revista British Journal of Nutrition. O estudo acompanhou 2.636 indivíduos (1991 – 2008) que não apresentavam hipertensão no início do acompanhamento. Os níveis mais elevados de ingestão de laticínios, em especial os produtos com baixo teor de gordura ou desnatados, se associaram com menor elevação da pressão arterial e menor risco de desenvolvimento de hipertensão. Para a ingestão de iogurte, cada porção adicional foi associada com uma redução de 6% no risco de desenvolvimento de hipertensão. Esta associação entre maior ingestão de laticínios (principalmente os desnatados) e menor risco de desenvolvimento de hipertensão já havia sido observada em alguns estudos prévios. Os laticínios incluem leite, queijo, iogurte e requeijão. Esses alimentos contêm alguns componentes que podem auxiliar na redução da pressão arterial como, por exemplo, o cálcio, o potássio e alguns peptídeos encontrados no soro do leite. A ingestão diária recomendada de laticínios é de 2 a 3 porções/dia. Esta quantidade é baseada no teor de cálcio desses alimentos, tendo em vista que representam a principal fonte alimentar desse mineral. FONTE PARA ACESSO AO RESUMO http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26395861

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