Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





Notícias

XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão discute os tratamentos mais avançados para a doença


Evento ocorreu de 21 a 23 de julho no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

O XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, ocorrido entre 21 e 23 de julho, reuniu grandes estudiosos sobre o tema, além de jovens pesquisadores. Entre os destaques desta edição está a apresentação dos resultados preliminares dos estudos ReHOT e PREVER-tratamento, primeiros estudos brasileiros cujo foco de análise é a hipertensão arterial.

O primeiro dia de evento abrangeu uma programação de cursos de capacitação para médicos e profissionais das redes Municipal e Estadual de Saúde. Foi a primeira vez que o evento contemplou também profissionais não médicos na transmissão de orientações quanto aos cuidados com o paciente hipertenso. Neste dia, houve também o Simpósio de Exercício e Atividade Cardiovascular, o Simpósio Internacional do Sistema Renina Angiotensina Aldosterona e o Simpósio do Sistema Nervoso Autônomo.

Entre os destaques do segundo dia de evento estão mesas que discutiram temas como gestação e síndrome metabólica e sua relação com a doença hipertensiva, além da apresentação do Dr. José Mesquita Bastos, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, sobre o estudo PHYSA. De acordo com o presidente do evento, Dr. Luiz Aparecido Bortolotto, “essa foi uma das participações internacionais de destaque. O estudo PHYSA tem como objetivo reduzir a quantidade de sódio ingerida pelos portugueses, e tem como principal conquista a aprovação de uma lei, em 2009, que regulamentou a redução de 25% do teor de sódio do pão”, comenta.

Ao final do segundo dia, na sexta-feira, 22, houve a cerimônia de abertura do evento. A noite foi encerrada com apresentação do Recital dos Estudantes de Medicina da USP, que trouxe canções de grandes compositores da música brasileira, como Toquinho, Chico Buarque e Elis Regina.

O fechamento do Congresso trouxe a apresentação do ReHOT, que identificou a presença de 14,9% de hipertensos resistentes no Brasil. A pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Moacyr Krieger e por pesquisadores do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Durante a mesma mesa, foram apresentados também os resultados preliminares do PREVER-tratamento, que comparou diuréticos e bloqueadores do receptor de angiotensina no tratamento de hipertensos de Estágio 1.

Para encerrar o evento, foram anunciados os painéis vencedores, cujos títulos e autores podem ser conferidos no site da SBH: http://goo.gl/SCexXs.

O XXIV Congresso da SBH teve 850 inscritos e contou com a participação da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, da International Society of Hypertension e da Sociedade Argentina de Hipertensão.

Sobre a SBH

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de promover uma série de eventos para difundir o tema tanto entre os médicos e profissionais da saúde quanto para a população em geral. O objetivo da SBH é estimular o intercâmbio de informações e a pesquisa (básica, clínica e epidemiológica) sobre hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros. Além de, incentivar jovens cientistas e médicos a desenvolverem pesquisa em hipertensão arterial, oferecendo informações relevantes a médicos e profissionais de saúde sobre aspectos de hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares. A SBH promover a detecção, controle e prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira. Para mais informações, acesse: http://www.sbh.org.br.

Atendimento à imprensa

Advice Comunicação Corporativa

Amanda Lima / amanda.lima@advicecc.com

Ludmilla Gutierrez / ludmilla.gutierrez@advicecc.com

Fernanda Dabori / fernanda.dabori@advicecc.com

(11) 5102-5254 / (11) 99332-5172

indique para um amigoimprimir


Ultimas Notícias
Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.