Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





releases

Estudo comprova que a ingestão de vegetais ajuda a pressão arterial

 
O conselho de comer frutas e vegetais para uma boa alimentação agora tem respaldo científico. Pesquisa com ingestão de suco de beterraba auxiliou voluntários sadios a reduzir a pressão arterial em aproximadamente 10 mmHg e aumentou o nível de nitrato e nitrito no sangue, auxiliando a vaso dilatação

Divulgado pela American Hearth Association (http://hyper.ahajournals.org/, Lungberg JO e outros estudiosos conseguiram comprovar que uma dieta rica em frutas e vegetais reduz a pressão arterial e previne contra eventos cardiovasculares. Uma grande proteção contra doenças cardiovasculares é uma mudança alimentar, aumentando o consumo de verduras verdes (como espinafre e alface) e além deles, o consumo da beterraba, que serviu de parâmetro para o estudo.

Lungberg descobriu que após a absorção pelo estômago, 25% do nitrato entra na circulação sanguínea, indo para a salivar e sendo reduzido para nitrato. Este, em meio ácido do estômago, é reduzido para óxido nítrico, sendo um potente vaso dilatador.

A ingestão de suco de beterraba por voluntários sadios mostrou um aumento rápido e importante na concentração de nitrato, atingindo o pico em 1 hora e meia e mantida até 6 horas após a ingestão, o que não ocorreu com os voluntários que beberam água. A redução da pressão foi de 10 mmHg na cistólica e de 8 mmHg na diastólica, além de propiciar uma melhora na função endotelial.

O estudo mostra que nitrato e nitrito derivado de vegetais é positivo para a saúde humana, atenuando rapidamente os altos níveis de pressão arterial e auxiliando a manutenção da estabilidade interna do organismo – homeostase. A pesquisa comprova que o nitrato é um potente vasodilatador para o organismo humano.

Em conjunto com o estudo anterior de Benjamin e Lungberg, que já havia sugeria que a ingestão de nitrato aumentaria a produção de ácido nítrico, o estudo atual reforça a importância do nitrato na alimentação protegendo contra infarto do miocárdio.

Somente agora, no entanto, estudo comprova cientificamente o que as mães costumam advertir os filhos. Comer bastante vegetais e “não cuspir” no prato, uma vez que a saliva auxilia no processo. Por isso, a America Hearth Association indica a ingestão de vegetais no tratamento e prevenção da hipertensão e para proteção dos indivíduos do risco de eventos vasculares.



Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.