Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





releases

Sedentarismo aumenta risco de hipertensão

No dia Nacional do Esportista, a SBH incentiva a prática de atividade física

São Paulo, 04 de fevereiro de 2009 – No Dia Nacional do Esportista, 19 de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) defende a adesão de um estilo de vida mais saudável, com práticas de exercícios físicos regulares, evitando o sedentarismo, e por conseqüência uma série de doenças, entre elas a hipertensão arterial.

Pessoas que praticam atividades físicas tendem a ter o organismo forte e as doenças têm mais dificuldade de se manifestar, já o corpo com falta de estímulo vai sucumbindo, perdendo suas capacidades e funções, facilitando o aparecimento de muitas doenças, inclusive a hipertensão arterial.

Para manter a saúde em dia não é preciso muito exercício, não há a necessidade de se tornar um atleta, basta ser mais ativo. “A dica é incluir nas tarefas do seu dia pelo menos 30 minutos de atividades físicas... Vale andar mais a pé, pedalar, lavar o carro, limpar a casa ou também fazer atividades mais estruturadas como correr, fazer ginástica, jogar futebol, praticar qualquer tipo de esportes. O importante é que você se sinta bem fazendo a atividade”, comenta Profa. Dra. Cláudia Forjaz, diretora do Departamento de Atividade Física da SBH.

A atividade não precisa ser intensa e é errado pensar que só “dá resultado” se ficar ofegante. “Faça sua atividade sentido que sua respiração e a temperatura do seu corpo aumentaram um pouco. Uma boa dica é fazer a atividade o mais intensa possível, desde que você consiga conversar enquanto a realiza”, diz Cláudia.

Fazendo apenas 30 minutos de atividade moderada todos os dias, seu organismo já se sentirá melhor e a saúde agradecerá. E se há histórico de problemas de saúde é importante procurar um médico antes de iniciar uma prática mais sistematizada.

Deixar o sedentarismo é tão evidente nos dias de hoje que além do Dia do Esportista, temos mais dois comemorativos incentivando a prática de esportes ainda este semestre. O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo no dia dez de março e Dia Nacional do Exercício Físico, no dia sete de abril.

Contato para a imprensa:
Advice Comunicação Corporativa
Fernanda Dabori / Nathalia Brogiatto
Tel: (11) 5103-2779
sbh@advicecc.com



Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.