Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





releases

Família Menos Pressão é novo tema da campanha 2012 da Sociedade Brasileira de Hipertensão

A Campanha 2012, idealizada pela Sociedade Brasileira e apoiada pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Nefrologia, neste ano terá como tema a Família Menos Pressão, inspirada nas Famílias Felizes que têm estampado muitos carros pelo Brasil. A ideia é incentivar a prática de hábitos familiares saudáveis, lembrando que a família tem grande influência no estilo de vida do ser humano e ressaltar a importância e os benefícios do convívio familiar. “Família feliz leva uma vida com momentos de descontração e alegria, realiza atividades em conjunto e faz refeições saudáveis”, explica a Presidente da SBH, Dr. Maria Cláudia Irigoyen. De acordo com ela, estudos atuais apontam que rotinas familiares podem trazer vários benefícios para as pessoas. “Além de manter a saúde do corpo e da mente em dia, a prática de atividades físicas com a família ajuda a cultivar o bom relacionamento dentro de casa e fortalecer as relações, além disso, os pais têm a chance de dar um bom exemplo e estimular o prazer pelo esporte desde cedo”, explica a médica.

 

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da hipertensão e a importância de prevenir a doença desde cedo, já dentro de casa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo, chegando a 75% das mortes nos países das Américas e Caribe. “A intenção é que a população se conscientize que a hipertensão é uma doença silenciosa e atinge cerca de 30% dos brasileiros em idade adulta”, explica a diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Dra. Frida Plavnik. Entre as ações da campanha estão a distribuição dos famosos adesivos da “família feliz”, só que dessa vez com os bonequinhos em movimento. “A Família Feliz deixa de ser estática e entra em movimento, sendo representada por famílias praticando esportes no geral, como corrida, futebol, vôlei, natação e andando de bicicleta”, explica a Dra. Plavnik.

 

Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge mais de 50% na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal termina.

 

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO - EVENTOS PELO BRASIL

Nos dias 26 (Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão) e 27 de abril, a Campanha Menos Pressão realizará dois dias de evento no Conjunto Nacional, em São Paulo. Barracas serão montadas no Conjunto Nacional, na capital paulista e médicos incentivarão a população a trocar o fastfood pela alimentação saudável, distribuindo salada de frutas, gelatina e mini sanduíches. Além disso, será auferida a pressão arterial e fornecido material de prevenção a doença. Serviço: Data: 26 e 27 de abril de 2012-04-16 Horário: 10hrs às 17hrs Local: Conjunto Nacional, 2.073 - Cerqueira César - Centro - São Paulo.  

Nos demais estados do país, as Ligas da SBH farão ações como medição de pressão, caminhadas e palestras.



Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.