Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





releases

XX Congresso Brasileiro de Hipertensão reúne as novidades na prevenção e tratamento da doença

Acontece nos dias 02 a 05 de Agosto, o principal evento voltado à hipertensão no País. Com uma programação cientifica abrangente, o XX Congresso Brasileiro de Hipertensão trará as principais novidades científicas na área e as mais recentes inovações na tecnologia voltadas a prevenção e tratamento. A hipertensão é uma doença silenciosa que atinge cerca de 30% dos brasileiros em idade adulta, 50% na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde ela é responsável também por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

A importância e a preocupação com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) fez com que pela terceira vez a assembleia geral das Nações Unidas em 2011, abordasse o tema para discussão e incentivasse os países como Brasil à estabelecer planos de ação e estratégias para seu enfrentamento”, conta o Presidente do Congresso, Dr. Roberto Jorge Silva Franco. Pensando nisso, o Congresso abordará os principais temas relacionados ao manejo da Hipertensão no séc. XXI, visando preparar os profissionais para os desafios dos novos tempos. “Precisamos que a atualização profissional seja condizente com os desafios enfrentados por nossos pacientes e como o dia a dia dos profissionais de saúde que lidam diretamente com a doença, propondo soluções e disponibilizando o intercâmbio de informações entre eles”, explica a Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Dra. Maria Claudia Irigoyen. Entre as principais atividades está o Simpósio Satélite “Sistema Renina Angiotensina: da pesquisa experimental para a medicina translacional”, que trará novidades encontradas na bancada dos laboratórios e que poderão influenciar o manejo e os cuidados relativos à pressão arterial. No âmbito de tratamento, a novidade é o método de denervação renal para pacientes que sofrem de hipertensão resistente, contando com a participação do médico australiano, Dr. Markus Schilaich para falar sobre o tema.

Além disso, o Congresso, estruturado em três grandes eixos, dará ênfase à importância da HAS no cenário das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, HAS e co-morbidades e os novos paradigmas do tratamento da doença. Para cada um dos temas citados, o objetivo é facilitar a integração das ciências básicas com a prática clínica e dentro de uma abordagem multiprofissional. “É um evento voltado para uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos cardiologistas, nefrologistas, endocrinologistas e clínicos gerais, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, cientistas da área básica e clínica, além de gestores em saúde”, explica a presidente.

Ainda para incrementar as discussões serão mais de 18 renomados palestrantes internacionais de importantes centros de pesquisas e universidades de excelência nas mais diversas áreas. “O XX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão quer agregar ainda mais conteúdo e proporcionar a seus participantes um evento único em que a informação seja compartilhada globalmente”, explica a presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Dra. Maria Claudia Irigoyen.

Serviço:

XX Congresso Brasileiro de Hipertensão

Data: 02 á 05 de agosto

Horário: Das 8hs às 18hs

Local: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo, SP.



Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.