Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





releases

Menos de 20% dos brasileiros hipertensos mantém aderência ao tratamento ao longo dos anos

Responsável por 9,4 milhões de milhões de mortes no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Além disso, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, graves consequências da pressão alta que podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

“Esse é um dos grandes problemas da hipertensão, por ser uma doença assintomática, os pacientes por diferentes motivos tendem a abandonar o tratamento, tanto a modificação dos hábitos de vida quanto a tomada da medicação propriamente dita”, explica a diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Dra. Frida Plavnik. Para melhor esclarecer o problema, a Sociedade Brasileira de Hipertensão lançará este ano uma pesquisa nacional junto à classe médica e aos pacientes para identificar quais são as razões que os levam ao abandono do tratamento. “Essa pesquisa é extremamente importante, pois a partir dela identificaremos as razões desse comportamento dos brasileiros e por meio de campanhas educativas e contínuas, tanto com médicos quanto com a população em geral, trabalharemos direto no foco do problema”, explica a médica. A pesquisa será realizada em conjunto com a Sociedade Argentina de Hipertensão e dará um panorama do problema em dois países da América do Sul.

Segundo Dra. Plavnik, outra questão importante envolvendo o assunto é lembrar que a não aderência ao tratamento tem um custo social e econômico elevado a todo o sistema de saúde e que esse cenário pode ser modificado com medidas preventivas eficientes e conscientização da população que já sofre com a doença. A Sociedade Brasileira de Hipertensão realiza anualmente sua Campanha Menos Pressão. Em 2013, o mote da campanha é “Benefícios de Ser Menos Pressão”, o tema escolhido tem como objetivo mostrar aos pacientes quais as vantagens de manter a pressão arterial controlada.



Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.