Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





releases

Hipertensão é o tema do Dia Mundial da Saúde 2013, comemorado dia 07 de abril

Dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover um debate público sobre as questões mais importantes de saúde no mundo e conscientizar a população. Para o ano de 2013, o tema escolhido foi a Hipertensão, doença silenciosa considerada fator de risco para 9,4 milhões de mortes no mundo e responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, segundo a OMS.

De acordo com dados da Organização, cerca de 80% das mortes causadas por problemas cardíacos ocorreram em países emergentes. “Hoje no Brasil um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada, que apesar de assintomática traz uma série de riscos à saúde, já que suas consequências estão diretamente ligadas à lesão dos vasos e à sobrecarga para o funcionamento deles”, explica Dr. Roberto Franco, Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão entende a importância de ações de conscientização para a população, por isso criou a Campanha Menos Pressão, uma iniciativa que visa à promoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos. “Iniciativas preventivas geram benefícios e custos menores do que outras intervenções necessárias para controlar a elevação da pressão arterial, tanto para pacientes quanto para o governo”, explica Dra. Frida Plavnik, diretora científica da entidade.



Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.