Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





sbh na mídia

Mantenha a alimentação equilibrada no inverno


Todo ano é a mesma coisa: o inverno chega e vem acompanhado de muitas comidas calóricas.

Além disso, com as baixas temperaturas o corpo aumenta o gasto energético para se manter aquecido e é normal o apetite crescer e por conseqüência, comermos mais. Para ajudar, há a diminuição ou até mesmo a extinção das atividades físicas e o uso de roupas pesadas faz com que não notemos o ganho de quilos extras.

A grandes vilãs também são as receitas típicas da estação, ricas em energia, como o tradicional fondue. Mas é importante salientar que com esses hábitos, 80% dos brasileiros engordam em média de um a dois quilos no período que vai de junho a setembro.

"Nesta época do ano seria ideal se adaptar a comidas menos calóricas, gordurosas e praticar esportes. São formas de manter o peso e de prevenir obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares", afirma Dra. Frida Plavnik, nefrologista responsável pela comunicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

As pessoas podem desfrutar das delícias propostas no inverno, mas devem substituir os ingredientes por outros menos calóricos. A qualidade da alimentação é sempre, independentemente da estação do ano, o fator mais importante na prevenção de doenças indesejadas, assim como manter a hidratação.

Por exemplo, no lugar do pão comum, optar por vegetais ou mesmo pão integral light, as sopas de legumes e hortaliças aquecem o corpo, alimentam, com poucas calorias e são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes que reforçam as defesas do organismo. Os temperos podem dar um sabor especial e aquecer.

"É a temperatura da comida, mais do que o fator de energia dos alimentos, que mantém o corpo aquecido. Utilize legumes batidos ao invés de creme de leite ou massas, inclua as carnes magras ou frango sem pele e acrescente fibras solúveis, como o farelo de trigo ou de aveia.", afirma Plavnik.

O chocolate quente pode ser substituído por um chá com ou sem adoçante, ou ainda, ser preparado com leite desnatado e achocolatado diet.

Já para prepara o founde, pode ser usado queijo de leite desnatado ou por tipos magros, acompanhados com legumes como cenoura, pepino, cogumelos, entre outros. Os foundes de chocolate devem ser preparados também com leite desnatado e chocolate diet e servido com frutas diversas.

"Deixar a preguiça que é típica da estação e continuar com a prática de exercícios físicos, também ajuda. Manter o peso com uma alimentação saudável garante o bem estar e saúde para os indivíduos em todas as estações do ano. Abuse de frutas e legumes, assados ou cozidos.", garante a especialista.

Fonte: Sercomtel

indique para um amigoimprimir


Ultimas Notícias
Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.