Sociedade Brasileira de Hipertensão
Avenida Paulista, 2073, Salas 505 – 508 CEP: 01311-300 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3284-0215 | Fax: (11) 3289-3279 | E-mail: sbh@sbh.org.br

Sobre a Sociedade

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) organiza uma série de eventos para difundir o tema tanto entre os médicos e profissionais da saúde quanto para a população em geral.

Entre essas ações estão: o Congresso Brasileiro de Hipertensão, que ocorre anualmente no mês de Agosto, o Prêmio Jovem Investigador e as Ligas Multiprofissionais para a Detecção e Tratamento da Hipertensão Arterial, em conjunto com a World Hypertension League, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, a Sociedade publica a cada três meses sua revista, agora também reformulada, que visa abranger os mais diversos e atualizados tópicos sobre hipertensão arterial

Ainda, o dia 26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, data esta regulamentada pela Lei Federal no. 10.439/2002 e a SBH promove diversas ações como caminhadas, projetos educativos para a população, e outras ações em todo o País para a conscientização sobre a doença.

Por ser uma Sociedade que congrega especialistas de várias áreas, seu fortalecimento depende também da força dos grupos que integram as diferentes sociedades especializadas.

Missão

A missão da Sociedade é estimular o intercâmbio de informações e a pesquisa (básica, clinica e epidemiológica) sobre hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros.

Incentivar jovens cientistas e médicos a desenvolveram pesquisa em hipertensão arterial.

Educar médicos e profissionais de saúde sobre aspectos de hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares.

Promover a detecção, controle e prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira.

Para esta meta a SBH tem cadastrado, dado apoio e estimulado a formação de Ligas Multiprofissionais para a Detecção e Tratamento da Hipertensão Arterial (Ligas de Hipertensão) no país, com realização de fóruns específicos durante os eventos científicos. Além disto a SBH tornou-se um membro da Liga Mundial de Hipertensão (World Hypertension League) da OMS, tendo assim acesso a programas e metodologias internacionais para a detecção, controle e prevenção da hipertensão.