Como tomar corretamente os remédios para hipertensão arterial
Autora: Profa. Dra. Angela Pierin (Departamento de Enfermagem da SBH)
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença muito frequente. Ela atinge cerca de duas a três pessoas adultas em cada dez, nos idosos pode atingir até metade deles, e as crianças também podem ter pressão alta. É uma doença traiçoeira, também chamada “assassina silenciosa”, pois na maioria das vezes as pessoas não sentem nada enquanto ela vai prejudicando o organismo como um todo. Isto acontece porque os vasos, as artérias, por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue fique mais alta.
Complicações da Hipertensão arterial
Com o passar do tempo, os vasos se tornam endurecidos e estreitados e podem entupir e até se romper. Se isso ocorrer no coração, o entupimento de um vaso leva à angina e pode provocar o infarto; no cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao derrame cerebral; e nos rins, pode levar a sua paralisação. Todas estas complicações, decorrentes da hipertensão arterial, são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento e controle da pressão alta.
Tratamento da Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial é uma doença que é controlada e não curada. O tratamento é para toda vida. É importante que se faça o tratamento corretamente para evitar as complicações da doença. É preciso aderir ao tratamento. A adesão ao tratamento refere-se ao grau de cumprimento das medidas terapêuticas indicadas, sejam elas medicamentosas ou não, com o objetivo de manter a pressão arterial controlada.
O tratamento para a hipertensão arterial consiste em remédios e adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, tais como, reduzir a quantidade de sal da alimentação e de bebidas alcoólicas, manter o peso ideal, praticar exercícios físicos regularmente e controlar o estresse. O tratamento para hipertensão arterial visa manter a pressão arterial em valores menores que 140 x 90 mmHg.
Como tomar os remédios corretamente
- Associe os horários de tomar os remédios com as atividades diárias, como refeições (café da manhã, almoço, jantar), hora de deitar ou de acordar.
- Mantenha os remédios em locais visíveis, próximos à geladeira ou televisão, porém longe do alcance das crianças.
- Não corra o risco de ficar sem os remédios, providencie uma nova caixa antes que eles acabem.
- Deixe remédios em casa e no trabalho, se esquecer de tomar os remédios em casa, poderá toma-los no trabalho.
- Quando viajar, leve quantidade suficiente de remédios para o todo o período que estiver fora.
- Solicite ajuda aos familiares para que eles auxiliem a lembrar os horários de tomar os remédios.
- Se tiver que tomar vários remédios, faça uma lista com nome, quantidade e horários de cada um e deixe fixada em local visível.
- Use aparelhos, como telefone celular programado para disparar o alarme nos horários que tiver que tomar os remédios.
- Não interrompa o tratamento por conta própria, seja porque o remédio acabou ou porque a pressão está controlada.
- Se sentir algo diferente com os remédios, não deixe de toma- los, procure orientação de um profissional de saúde.